INÍCIO

quarta-feira, 31 de julho de 2013

MILTON NASCIMENTO-MG - Clube da Esquina (1972)

(FOTO: Reprodução/Internet)
No início dos anos 1960, jovens músicos mineiros se juntavam em uma praça, em Belo Horizonte, para trocar, tocar, conversar, divertir. Como jovens e, de alguma maneira, cansados dos 10 anos de intocabilidade da música brasileira com a Bossa Nova, eles produziam canções que fundiam as inovações trazidas por aquela mesma Bossa Nova a elementos do jazz, do rock’n’roll – principalmente The Beatles –, de música folclórica dos negros mineiros, e alguns recursos de música erudita e música hispânica. Algo como inovador e de irretocável beleza.

Passaram-se alguns anos e já se começava uma nova década, 1970. Foi então que o jovem e quase já imaculado, Milton Nascimento convidou seu companheiro Lô Borges, além das figuras que faziam parte daquela roda-de-música da praça para, enfim, gravar um disco.
(FOTO: Reprodução/Internet)
A consolidação de uma linguagem própria se firmou com o lançamento, em 1972, do disco Clube da Esquina (este duplo, com 21 canções), o qual, conta com a participação maciça de todos os membros do grupo de amigos músicos conhecido internamente como Clube da Esquina. A sonoridade obtida, o alto padrão de elaboração e a originalidade das composições e arranjos fizeram deste um dos discos antológicos da MPB. A música do Clube da Esquina trouxe diversos elementos novos à música popular brasileira, que, com o passar do tempo, se tornaram matéria de uso comum.
("Um Girassol da cor de seu cabelo" - Lô Borges e Milton Nascimento)

As letras das canções em geral revelam uma inclinação a construções mais abstratas, imagens ou metáforas que talvez sejam mais soltas de uma tradição poética da canção brasileira que as costumeiras da época – e mesmo depois. Pouco se encontra da estrutura de romance ou de narrativas, histórias ou situações das quais se pode tirar alguma moral ou mensagem.

“Ê morena quem temperou,

Cigana quem temperou

O cheiro do cravo
Cigana quem temperou,
Morena quem temperou
A cor de canela”
(FOTO: Reprodução/Internet)
Contudo, ainda que o grupo tenha apresentado uma nova perspectiva musical, o Clube da Esquina não foi visto pela mídia e crítica como um movimento de fato. Mas, sem qualquer dúvida, ele se constituiu apropriando-se de um alicerce oferecido por diversos movimentos musicais e culturais pregressos.

A CAPA


A capa do disco traz uma fotografia de duas crianças, Cacau e Tonho, em uma estradinha de terra nas proximidades de Nova Friburgo, onde moravam os pais adotivos de Milton Nascimento e onde o músico cresceu.
FONTE Clique aqui

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