INÍCIO

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

[DF] Banda Soatá (2013)

(FOTO: Reprodução-Internet)
Entre restos de matéria orgânica, detritos, raízes e caules expostos pela maré baixa, acontece o soatá: período em que milhões de caranguejos saem das tocas e percorrem o lamaçal para se acasalar. Há seis anos, em Brasília, o termo, que era apenas sinônimo de fertilidade, virou uma mescla de ritmos como carimbó, lundu, retumbão, siriá e marabaixo, que aliados ao funk, reggae, hip hop e rock resultou em uma grandiosa salada cultural: o som da banda Soatá, que gravou no último mês de Fevereiro (2014) seu primeiro CD-DVD, que leva o nome da banda.

Criado pelo guitarrista paraense Jonas Santos, radicado em Brasília há 15 anos, o grupo é composto por Ellen Oléria no vocal, guitarra, cavaco e maracá; Wencel Castro na bateria, Dido Mariano no contrabaixo, além de Lieber Rodrigues e Ronaldo Farias na percussão. A banda, que já conta com um grupo cativo de fãs brasilienses, não se apresentava na capital desde novembro de 2012. “Tocar em casa é sempre bom. Mas a gente poder se reunir em Brasília é muito legal”, comemora Jonas Santos.

Desde 2008, a banda vem produzindo letras baseadas em símbolos das resistências negra e indígena à dominação europeia, retratando elementos do cotidiano das cidades do Norte do País. A entrada de Ellen Oléria no grupo, em 2009, contribuiu para coroar a fusão a que a banda se propõe, ligando o clima quente e úmido do Pará ao seco cerrado do Centro-Oeste brasileiro.

"Vendaval"



"No baque"






BAIXE O DISCO CLICANDO NA IMAGEM
(FOTO: Reprodução-Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário