INÍCIO

sábado, 21 de março de 2015

Nicola Són - Nord Destin [2014]

VIA | SopaCultural

Radicado no Brasil desde 2013, NICOLA SÓN destaca-se por fazer uma mistura original da língua francesa com a música brasileira. Seu segundo CD, NORD DESTIN, apresenta 13 composições e adaptações baseadas em uma grande variedade de ritmos brasileiros, especialmente nordestinos, como ciranda, maracatu, frevo, xote e coco, entre outros, executados com instrumentos como acordeom, berimbau e rabeca.

NORD DESTIN é o resultado do mergulho de NICOLA SÓN na riqueza cultural e rítmica brasileira. “Durante dois anos escrevi composições baseadas em músicas nordestinas. Ainda canto em francês, mas o álbum tem canções em português. Foi um verdadeiro desafio encaixar a língua francesa no suingue da música brasileira, colocar as sílabas em francês no ritmo sincopado e antecipações presentes na música feita aqui”, explica. O CD foi gravado no estúdio Tenda da Raposa, no Rio de Janeiro, no início de 2012, e tem participações de Marcos Suzano, João Donato, Gabriel Improta, Rodrigo Villa, Kiko Horta, Edu Neves e do grupo Casuarina.

BAIXE O CD CLICANDO NA CAPA



NICOLA SÓN

Nascido em Paris, em uma família de origem armênia, embalado pelo som de duduk e kotchari, Nicola descobre na adolescência a música “Lígia”, pérola de Tom Jobim interpretada por João Gilberto e Stan Getz. Em 2006, desembarca no Rio de Janeiro para estudar a língua portuguesa e aprofundar seus conhecimentos sobre música brasileira. Atravessa o Brasil, passando por lugares como Manaus, Amazônia, Belém, Fortaleza e Recife.


Nessa viagem, encanta-se com a hospitalidade e a cordialidade do povo brasileiro, mas consciente das dificuldades da vida no país longe dos clichês dos cartões postais. Conhece a Lapa, símbolo da boemia carioca. Ali, além de se encontrar com muitos músicos, passa a compor e adaptar para o francês alguns clássicos da MPB. Assim nasce seu primeiro álbum, PARIOCA (a síntese do parisiense com o carioca), lançado em 2010 na França e em 2011 no Brasil, com várias turnês pelos dois países. Desde 2013 Nicola mora em São Paulo.
Siga o artista em suas redes sociais: SiteFacebook | Soundcloud

Nenhum comentário:

Postar um comentário